Abstract:
|
Este trabalho apresenta a modernização e o desenvolvimento de uma nova versão do jogo educacional LSSP_PCP1, criado originalmente para apoiar o ensino de Planejamento e Controle da Produção em um ambiente acadêmico. A versão original, desenvolvida em uma plataforma desktop, mostrou-se limitada em acessibilidade e usabilidade frente às necessidades e tecnologias atuais. A nova implementação, agora como uma aplicação web, visa superar essas limitações, oferecendo uma experiência mais interativa e acessível aos usuários. Através do uso de tecnologias modernas, como Python, HTMLe CSS, o jogo foi redesenhado para ser acessível via navegador em diversos dispositivos, eliminando a necessidade de instalação local e permitindo futuras expansões e melhorias.A estrutura do jogo mantém a lógica do original, simulando atividades de PCP, incluindo previsão de demanda, planejamento de produção e controle de estoques. No entanto, melhorias foram incorporadas para otimizar a experiência do usuário, como novos gráficos interativos e um painel de administrador para o gerenciamento dos grupos de jogadores. Além de atualizar o LSSP_PCP1, o projeto foi desenvolvido para facilitar a futura incorporação dos demais jogos da série LSSP_PCP, promovendo uma plataforma unificadapara o ensino de PCP. Como código aberto, o projeto oferece à comunidade acadêmica a oportunidade de colaborar, permitindo que o jogo evolua continuamente para atender a demandas educacionais emergentes. |