Abstract:
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O Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica (PPGASFAR) foi avaliado quanto às suas contribuições para a formação acadêmica e profissional de seus egressos. O objetivo foi analisar os impactos do programa na qualificação técnica e acadêmica, além de identificar possíveis lacunas e propor melhorias. Utilizou-se um modelo estruturado baseado no paradigma de Kirkpatrick, adaptado às diretrizes da CAPES, com a aplicação de questionários quantitativos e qualitativos a 21 egressos. Os resultados mostraram que 80,9% dos egressos aplicam os conhecimentos adquiridos em suas atividades profissionais, e a qualidade do programa foi amplamente reconhecida, com avaliações superiores a 9,1 em aspectos como disciplinas, orientação e corpo docente. Contudo, foram identificadas lacunas na infraestrutura, na oferta de disciplinas em horários flexíveis e em iniciativas de inovação e representatividade social. A pesquisa reforça a importância da autoavaliação contínua para aprimorar a formação e a Assistência Farmacêutica no Brasil. Conclui-se que o PPGASFAR tem potencial para expandir sua relevância por meio de ajustes estratégicos, mantendo seu papel como referência na assistência farmacêutica. |