Análise e Visualização de Metadados de Trabalhos de Conclusão de Curso: Uma Análise das Produções Acadêmicas

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Análise e Visualização de Metadados de Trabalhos de Conclusão de Curso: Uma Análise das Produções Acadêmicas

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Sérgio, Marina Carradore
dc.contributor.author Medeiros, Joel João
dc.date.accessioned 2024-12-20T17:45:48Z
dc.date.available 2024-12-20T17:45:48Z
dc.date.issued 2024-12-16
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262469
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Tecnologias da Informação e Comunicação. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho analisa e visualiza metadados de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da área de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) da Universidade Federal de Santa Catarina. Utilizando a metodologia Design Science Research (DSRM), foram coletados e tratados dados do repositório institucional para gerar insights sobre a produção acadêmica. Técnicas de processamento de linguagem natural, clusterização e visualização de dados foram aplicadas para identificar padrões, tendências e interseções entre áreas de estudo. Os resultados revelam uma predominância de temas relacionados a dados, inovação tecnológica e educação, com forte contribuição de orientadores específicos e agrupamentos temáticos distintos. A análise evidenciou desafios como a inconsistência de metadados e a necessidade de padronização. As visualizações criadas destacam tendências temporais e áreas de foco acadêmico, contribuindo para a compreensão das direções de pesquisa e para o planejamento estratégico no ensino superior. pt_BR
dc.description.abstract This work analyzes and visualizes metadata from undergraduate thesis projects (TCC) in the field of Information and Communication Technologies (ICT) at the Federal University of Santa Catarina. Using the Design Science Research (DSRM) methodology, data were collected and processed from the institutional repository to generate insights into academic production. Techniques of natural language processing, clustering, and data visualization were applied to identify patterns, trends, and intersections among research areas. The results reveal a predominance of topics related to data, technological innovation, and education, with significant contributions from specific advisors and distinct thematic clusters. The analysis highlighted challenges such as metadata inconsistencies and the need for standardization. The visualizations created emphasize temporal trends and academic focus areas, contributing to the understanding of research directions and strategic planning in higher education. pt_BR
dc.format.extent 78 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Araranguá, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Metadados pt_BR
dc.subject Trabalhos de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Visualização de Dados pt_BR
dc.subject Tecnologias da Informação e Comunicação pt_BR
dc.subject Clusterização pt_BR
dc.title Análise e Visualização de Metadados de Trabalhos de Conclusão de Curso: Uma Análise das Produções Acadêmicas pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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