Abstract:
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É notório que o Programa Institucional de Iniciação a Docência é um marco reconhecido pela comunidade científica e pensadores da política educacional do Brasil, como um grande percussor na elevação da qualidade da formação docentes. A partir da minha experiência com o programa, investigo nessa pesquisa como que o programa tem impactado na formação dos graduandos de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Santa Catarina entre os anos de 2014 a 2017. Foi usado o método da Autobiografia bem como a realização de um Grupo Focal com Bolsitas da Instituto Estadual de Educação. Por fim analisei um questionário direcionado aos coordenadores institucionais do programa. Analisei os resultados obtido com o grupo focal, visando a ligação entre a experiência pibidiana e sua construção da identidade docente, como a primeira oportunidade para conhecer a realidade escolar, além da relação entre estudante(a) e futuros professores(as), para contribuir para a formação docente através também das experiências do PIBID que mais impactaram seu processo formativo. Na análise dos questionários dos coordenadores institucionais, foi possível conhecer um pouco mais sobre como o PIBID tem potencializado a formação inicial docente, quais os limites e as possibilidade da formação inicial e continuada, assim como está a avaliação dos alcances pedagógicos do PIBID Biologia no momento da realização da pesquisa. Os resultados obtidos vêm ao encontro da produção científica no Brasil sobre o programa, apesar de que antecipação do fazer docente através do programa também revela os limites institucionais da relação com as escolas e que foram apontadas com fatores que atenuam o alcance do programa. |