MecaEduca: números e tecnologia na sala de aula A integração da educação com a engenharia mecatrônica

DSpace Repository

A- A A+

MecaEduca: números e tecnologia na sala de aula A integração da educação com a engenharia mecatrônica

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Moreira, Benjamin Grando
dc.contributor.author Rodrigues, Sara Cristina
dc.date.accessioned 2024-12-19T17:19:49Z
dc.date.available 2024-12-19T17:19:49Z
dc.date.issued 2025-12-11
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262297
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Mecatrônica. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta educativa voltada para professores e alunos, denominada de MecaEduca e destinada a estimar o nível de aprendizado de operações básicas de matemática, em alunos de 6 a 9 anos, de forma dinâmica e atrativa. A ferramenta integra um jogo digital e uma interface física chamada Tapete Matemágico. A ferramenta é constituída de um hardware, composto por Arduino, sensores de presença PIR e teclas que simbolizam os algarismos de 0 a 3, permitindo que os alunos interajam com o jogo, respondendo a operações matemáticas de maneira lúdica. Além de visar despertar o interesse pela matemática, o trabalho ressalta a importância dos jogos educacionais como estratégia para promover o ensino da matemática na educação. O projeto envolveu o desenvolvimento do hardware, o software e a integração entre ambos, resultando em uma solução prática e pedagogicamente estimulante. pt_BR
dc.description.abstract This work presents the development of an educational tool aimed at teachers and students, called MecaEduca, designed to dynamically and attractively estimate the learning level of basic mathematical operations in children aged 6 to 9 years. The tool integrates a digital game and a physical interface called the MathMagic Mat. The system consists of hardware, composed of Arduino, PIR motion sensors, and buttons representing the digits 0 to 3, allowing students to interact with the game by answering mathematical operations in a playful manner. In addition to fostering an interest in mathematics, the study highlights the importance of educational games as a strategy to promote mathematics teaching in education. The project involved the development of the hardware, software, and their integration, resulting in a practical and pedagogically stimulating solution. pt_BR
dc.format.extent 51 f pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Joinville, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Jogos educacionais pt_BR
dc.subject Interface física pt_BR
dc.subject Jogos digitais pt_BR
dc.subject Educational games pt_BR
dc.subject Physical interface pt_BR
dc.subject Digital games pt_BR
dc.title MecaEduca: números e tecnologia na sala de aula A integração da educação com a engenharia mecatrônica pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCC_Sara_Cristina_Rodrigues.pdf 21.66Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar