dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Fujarra, André Luís Condino |
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dc.contributor.author |
Castanho, Isabela Fernandes |
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dc.date.accessioned |
2024-12-19T16:03:39Z |
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dc.date.available |
2024-12-19T16:03:39Z |
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dc.date.issued |
2024-12-10 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262282 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Naval. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A vibração induzida por vórtices (VIV) é um fenômeno relevante em sistemas navais
e offshore, especialmente em estruturas cilíndricas como risers e umbilicais, amplamente
utilizadas em plataformas de petróleo e energia eólica. A rugosidade superficial
dessas estruturas afeta significativamente a dinâmica do VIV, influenciando a formação
de vórtices e as respostas estruturais. Este estudo investigou experimentalmente o impacto
de diferentes níveis de rugosidade em cilindros rígidos de seção circular, com
razões de massa e parâmetros geométricos específicos (L/D=13 e S/D=4), montados
em dois suportes elásticos com dois graus de liberdade. As condições de rugosidade
foram obtidas por meio da aplicação de diferentes gramaturas de areia , além de uma
superfície lisa como referência. Os ensaios foram realizados no canal de água circulante
do Laboratório de Interação Fluido-Estrutura da Universidade Federal de Santa
Catarina, Campus de Joinville (LIFE-UFSC). Foram avaliadas amplitudes e frequências
de oscilação em diferentes números de Reynolds e velocidades reduzidas. Os
resultados indicaram que o aumento da rugosidade reduz as amplitudes de vibração
transversal e longitudinal, promovendo maior dissipação de energia e alterando levemente
as frequências características do sistema. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Vortex-Induced Vibration (VIV) is a significant phenomenon in naval and offshore systems,
particularly in cylindrical structures such as risers and umbilicals, which are extensively
used in oil platforms and wind energy systems. The surface roughness of
these structures greatly impacts the VIV dynamics, influencing vortex formation and
structural responses. This study experimentally investigated the effect of different
roughness levels on rigid circular cylinders with specific mass ratios and geometric
parameters (L/D=13 and S/D=4), mounted on two different elastic supports, both with
two degrees of freedom. The roughness conditions were achieved by applying different
sand grain sizes, along with a smooth surface as a reference. The tests were
conducted in the circulating water channel of the Fluid-Structure Interaction Laboratory
at the Federal University of Santa Catarina, Joinville Campus (LIFE-UFSC). Oscillation
amplitudes and frequencies were evaluated at various Reynolds numbers and reduced
velocities. The results indicated that increased roughness reduces transverse and longitudinal
vibration amplitudes, promoting greater energy dissipation and slightly altering
the system’s characteristic frequencies. |
pt_BR |
dc.format.extent |
49 f. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Joinville, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Vibração Induzida por Vórtices. |
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dc.subject |
Rugosidade superficial |
pt_BR |
dc.subject |
número de Reynolds |
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dc.subject |
canal de água circulante (CAC) |
pt_BR |
dc.title |
Análise experimental do efeito da rugosidade superficial em cilindros de seção circular sujeitos à vibração induzida por vórtices |
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dc.type |
TCCgrad |
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