dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Vidor, Dalton Luiz Rech |
|
dc.contributor.author |
Olenka, Higor Luiz Coelho |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-19T02:26:57Z |
|
dc.date.available |
2024-12-19T02:26:57Z |
|
dc.date.issued |
2024-12-13 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262226 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Aeroespacial. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A crescente utilização de drones (veículos aéreos não tripulados) na sociedade,
impulsionada por avanços tecnológicos, destaca a importância de explorar novas
aplicações para esta tecnologia, especialmente no que se refere ao combate a
incêndios em edifícios altos. A verticalização das cidades cria desafios significativos
no que diz respeito ao combate a incêndios em grandes alturas, exigindo elevados
investimentos e expondo os bombeiros a riscos consideráveis. No entanto, a literatura
técnica sobre projetos de drones comerciais para atividades urbanas é ainda limitada
em comparação com os meios de transporte aéreos convencionais. Este cenário
evidencia a necessidade de desenvolver metodologias que possibilitem a criação de
drones eficazes para enfrentar esses desafios. O presente trabalho tem como objetivo
desenvolver uma metodologia preliminar para projetar drones comerciais e aplicá-la à
concepção de um drone destinado ao combate de incêndios em ambientes urbanos
elevados. A metodologia proposta envolve processos estruturados baseados em
equações presentes na literatura, aliadas ao uso de programas informáticos
comerciais para o detalhe mecânico e simulações fluidodinâmicas e estruturais dos
componentes. Desta forma, é possível avaliar a viabilidade do projeto e o
comportamento do drone em condições padrão de utilização. Os resultados indicam
que a sequência de processos adotada é adequada para o desenvolvimento
preliminar de drones, resultando um projeto sólido, embora ainda sujeito a otimizações
em diversas áreas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The increasing use of drones (unmanned aerial vehicles) in society, driven by
technological advances, highlights the importance of exploring new applications for
this technology, especially with regard to firefighting in high-rise buildings. The
verticalization of cities creates significant challenges when it comes to fighting fires at
great heights, requiring high investments and exposing firefighters to considerable
risks. However, the technical literature on commercial drone projects for urban
activities is still limited compared to conventional aerial means of transportation. This
scenario highlights the need to develop methodologies that enable the creation of
effective drones to meet these challenges. This work aims to develop a preliminary
methodology for designing commercial drones and apply it to the design of a drone
intended for firefighting in high urban environments. The proposed methodology
involves structured processes based on equations found in the literature, combined
with the use of commercial computer programs for mechanical detailing and fluiddynamic and structural simulations of the components. In this way, it is possible to
assess the feasibility of the project and the drone's behavior under standard conditions
of use. The results indicate that the sequence of processes adopted is suitable for the
preliminary development of drones, resulting in a solid project, although still subject to
optimization in several areas. |
pt_BR |
dc.format.extent |
83 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Joinville, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Combate a incêndios |
pt_BR |
dc.subject |
Drones |
pt_BR |
dc.subject |
Projeto preliminar |
pt_BR |
dc.title |
Proposição de metodologia para projeto preliminar de drones: aplicação no projeto de um drone de combate a incêndios |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |