Abstract:
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Este trabalho explora a importância da educação sanitária e ambiental no ensino formal. O
objetivo principal da pesquisa é contribuir para o desenvolvimento da educação sanitária e
ambiental no ensino fundamental, por meio de objetivos específicos como elucidar o
desenvolvimento da sequência pedagógica, avaliar a implementação de práticas educativas que
promovam a conscientização sobre saneamento e meio ambiente entre os alunos e, a partir
disso, desenvolver uma cartilha com as práticas e metodologias testadas para servir como
recurso prático e acessível para os professores das escolas básicas. Para alcançar esses
objetivos, foram feitas conversas com os membros do Projeto Somos Lagoa, assim como a
análise de documentos do projeto para compreender o processo de desenvolvimento da
sequência pedagógica. Para a avaliação da sequência, foram utilizados critérios de avaliação
qualitativos, incluindo observações diretas em sala de aula, aplicação de questionários para
professores e alunos, além do desenvolvimento de projetos de educomunicação socioambiental.
Os resultados indicam que a sequência pedagógica contribuiu tanto para uma melhor
compreensão dos conceitos de saneamento quanto para um aumento na conscientização dos
alunos sobre a importância do cuidado com o ambiente onde vivem. A pesquisa conclui que
integrar a educação sanitária e ambiental no currículo escolar é fundamental para formar
cidadãos conscientes e responsáveis, ressaltando a relevância do Projeto Somos Lagoa como
uma iniciativa eficaz nesse contexto. |