Abstract:
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Este estudo bibliográfico aborda as perspectivas de pesquisadores na produção acadêmica
da área de educação sobre as potencialidades e desafios do uso das tecnologias digitais
na educação e tem como fonte de pesquisa os artigos sobre o tema no portal Scielo Brasil.
O recorte temporal da pesquisa abarcou o período entre 2015 e 2020 tendo em vista
primeiramente, a popularização do acesso à internet que se inicia em 2014. A
consolidação deste tema nos programas de pós-graduação está mais atrelada a abordagem
das tecnologias digitais nas escolas na área da educação, situando a partir de campos já
consolidados como: ensino e aprendizagem, formação de professores e cultura escolar.
Optou-se pela teoria de campo de Bourdieu para análise sistemática do campo da
tecnologia digital, sua consolidação e autonomia enquanto campo de estudo, concorrência
entre instituições e agentes, a mobilização de capitais específicos como o capital cultural
e o capital tecnológico em relação ao tema abordado na área da educação. Se as presentes
mudanças tecnológicas podem romper as fronteiras dos campos e inserir os agentes em
uma disputa de um novo espaço de luta e concorrência, como o campo da tecnologia
digital na educação, identificar essa dinâmica nos meios escolares norteia a análise do
domínio não somente das tecnologias digitais como uma ferramenta, mas de uma
cibercultura em disputa com a cultura escolar, mesmo em alguns casos de escolas que não
fazem uso, mas convivem com estudantes e professores imersos na cultura digital. O
campo das tecnologias digitais na educação experimenta uma fragmentação de
instituições e agentes, que se inicia no interesse sobre a temática, porém distante de um
grau de especialização que possibilite a autonomia do mesmo. Por enquanto as disputas
por autoridade e reconhecimento sobre o tema estão em fronteiras comuns entre campos
da educação, da comunicação e das tecnologias digitais, em concorrência que se inicia no
campo da sociologia e da antropologia. |