Abstract:
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Sistemas de refrigeração automotiva contribuem significativamente para o aumento do consumo de combustível, podendo representar até 30% em veículos
populares, além de intensificar a emissão de poluentes. Portanto, a busca por
soluções eficientes para gerenciar a energia demandada por esses sistemas é
essencial. O desenvolvimento de uma bancada experimental surge como uma
oportunidade para pesquisar formas de reduzir o consumo e otimizar o desempenho. Um parâmetro crucial para a emulação do sistema é o controle da carga
térmica à qual ele é exposto, permitindo maior proximidade com cenários reais.
Ao controlar a temperatura ambiente em que o sistema opera, possibilita-se
emular e avaliar seu funcionamento. Para isso, foi desenvolvido um sistema
de controle que opera um conjunto de resistências elétricas, responsável por
aquecer o fluxo de ar insuflado no evaporador do sistema. Um controlador linear
em malha fechada foi utilizado devido à sua popularidade e bom desempenho
em aplicações semelhantes. O controlador regula a potência média dissipada
por meio de um relé de estado sólido, responsável pelo chaveamento da alimentação das resistências. Os resultados demonstraram que o sistema é capaz
de convergir para a temperatura de referência desejada, embora apresente um
tempo de convergência relativamente lento devido à elevada inércia térmica
do sistema. Ainda assim, os resultados atenderam de forma satisfatória às
exigências do projeto. |