Abstract:
|
Este trabalho tem como objetivo identificar e descrever as melhores práticas para a
implementação do processo de Gestão do Conhecimento (GC) no departamento de
Tecnologia da Informação (TI) de uma empresa do setor de construção civil,
abordando sua relevância no contexto da transformação digital. A pesquisa, de
natureza descritiva, baseou-se em uma revisão integrativa de literatura e um estudo
de caso. A metodologia desenvolvida incluiu sete etapas: entendimento do processo
existente, benchmarking interno, normalização e padronização de documentos,
aprendizagem organizacional, sistematização do fluxo de entrada na base de
conhecimento, educação corporativa e melhores práticas. Os resultados destacaram
a criação de modelos padronizados de documentos e um sistema de governança para
a GC, implementado com auxílio da ferramenta ServiceNow. Estratégias de
treinamento e engajamento dos colaboradores foram fundamentais para promover a
adesão ao novo processo, que incluiu fluxos claros para a gestão e atualização de
documentos. Realizando uma análise da implementação, foram identificadas como
oportunidades futuras desafios como a criação de indicadores de desempenho e
melhorias no benchmarking. Conclui-se que a GC é essencial para alinhar tecnologia,
processos e pessoas, promovendo inovação e competitividade. O modelo proposto
oferece aplicabilidade em diferentes setores, contribuindo para a maturidade
organizacional na gestão de conhecimento. |