Abstract:
|
Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento e implementação de relatórios interativos utilizando o Power BI para otimizar a tomada de decisão no curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Joinville. A pesquisa, classificada como um estudo de caso, aborda como a análise de dados acadêmicos, por meio de ferramentas de Business Intelligence (BI), pode melhorar a gestão e eficiência institucional. A aplicação da metodologia CRISP-DM orientou o processo de mineração e análise de dados, envolvendo etapas como coleta, limpeza, preparação e modelagem dos dados. O uso do Power BI permitiu a criação de visualizações dinâmicas que facilitam a compreensão dos indicadores acadêmicos, oferecendo insights importantes para os coordenadores. A implementação dos relatórios visa a agilidade na visualização e análise de dados, o que pode possibilitar decisões mais rápidas e embasadas, contribuindo para a melhoria da gestão acadêmica e estratégica do curso. O trabalho sugere como o uso de BI e ferramentas como o Power BI podem transformar dados em informações, promovendo uma gestão mais eficaz e orientada a resultados. |