Impacto do tempo de acesso às telas sobre a prática de atividades físicas no cotidiano de crianças dos anos iniciais e finais da Educação Básica

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Impacto do tempo de acesso às telas sobre a prática de atividades físicas no cotidiano de crianças dos anos iniciais e finais da Educação Básica

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Ramos, Daniela Karine
dc.contributor.author Martins, Karolina Agapito
dc.date.accessioned 2024-12-17T12:46:32Z
dc.date.available 2024-12-17T12:46:32Z
dc.date.issued 2024-12-10
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261929
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura. pt_BR
dc.description.abstract A atividade física é importante para uma criança em idade escolar, pois contribui para aquisição de bons hábitos, com a saúde física e mental, bem como na prevenção de doenças. O comportamento sedentário tem sido usualmente associado ao uso excessivo dos comportamentos de tela e que compreendem as medidas do tempo de televisão, videogame, tablets e aparelhos celulares e computadores. Dessa forma, esta pesquisa quali-quantitativa de caráter descritivo tem como objetivo investigar os impactos do tempo de uso das telas sobre a prática de atividades físicas de crianças em idade escolar dos anos iniciais e finais da Educação Básica. Delineando-se como objetivos específicos: analisar estudos que abordam a relação entre o uso de telas e atividades físicas; mapear as atividades cotidianas de crianças em idade escolar dos anos finais relacionadas às atividades físicas e a interação com as telas e verificar se o tempo de uso de telas influência sobre o tempo de atividades físicas de crianças em idade escolar dos anos iniciais e finais. Para isso, a coleta de dados foi conduzida por meio da aplicação de um questionário. Os dados dos resultados obtidos a partir dos questionários impressos que foram respondidos manualmente pelos participantes, foram tabulados em uma planilha de Excel e a partir disso, os dados foram analisados no software Jamovi 2.2.5 e também através de gráficos gerados. Os nossos resultados sugerem que, mesmo com o uso intenso de telas, a maioria dos participantes afirma realizar atividades físicas em períodos e em número de dias fora da Educação Física escolar, bem como realiza atividades físicas nos finais de semana e também 36,8% afirmam que praticam atividades físicas mais que 2 horas por dia. Conclui-se neste estudo que a interação com as telas não prejudica a prática de atividade física dos escolares participantes. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Atividade física pt_BR
dc.subject Educação Física Escolar pt_BR
dc.subject Sedentarismo pt_BR
dc.subject Tecnologias pt_BR
dc.title Impacto do tempo de acesso às telas sobre a prática de atividades físicas no cotidiano de crianças dos anos iniciais e finais da Educação Básica pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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