Abstract:
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Este trabalho tem como objetivo principal apresentar uma sistematização de práticas
inclusivas no contexto de Ensino de Física contemplando as especificidades dos
estudantes com deficiência visual. Para tanto, são explorados aspectos da Natureza
da Ciência (NdC) articulados ao desenvolvimento da Física como disciplina
científica, destacando o papel atribuído à observação, linguagem e comunicação, no
desenvolvimento e progresso da ciência. Após, são discutidos conceitos
relacionados à inclusão no âmbito educacional, somada a uma reflexão sobre
práticas inclusivas para a promoção do Ensino de Física para estudantes com
deficiência visual. Por fim, é proposto um jogo didático com recurso de
acessibilidade e inclusivo, denominado “Enigma das Cientistas”, com o propósito de
divulgar sobre as contribuições, histórias e trajetórias de mulheres que se
destacaram nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM).
Foi possível concluir que para proporcionar uma educação inclusiva é pertinente
explorar diversificadas formas de articulações que permitam o desenvolvimento dos
indivíduos de modo a compartilhar saberes através da comunicação efetiva,
oportunizando o reconhecimento e o acesso aos códigos que dão suporte à
veiculação de uma informação. Esta pesquisa busca em ações futuras expandir a
acessibilidade do jogo didático através da integração da escrita braille nas cartas.
Além disso, será realizado um curso de formação para professores, organizada pela
equipe do projeto de extensão Meninas na Ciência da Universidade Federal de
Santa Catarina (UFSC), com o objetivo de habilitar a implementação do jogo didático
“Enigma das Cientistas” como instrumento de inclusão e de divulgação das
contribuições, trajetórias e descobertas de mulheres cientistas. |