Abstract:
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Atualmente a computação e a Inteligência Artificial estão muito presentes no nosso dia-a-dia, com um grande crescimento previsto no mercado de trabalho. Isso torna o ensino de computação já na educação básica importante para formar cidadãos aptos tanto no uso cotidiano de computação quanto em tópicos inovadores e em alta. Nesse contexto já existem iniciativas propondo unidades instrucionais como por exemplo o curso “Machine Learning para Todos”, que visa o ensino de conceitos básicos de Machine Learning para estudantes do ensino fundamental e médio. Mesmo observando que o curso permite aos estudantes neste estágio educacional aprender esses conceitos, observa-se uma dificuldade em manter os estudantes engajados ao longo de todo o curso. Uma das soluções propostas para mitigar essa dificuldade são Agentes Conversacionais, coloquialmente chamados de “chatbots” em conjunto com a gamificação. Como parte do trabalho visa-se levantar o estado da arte em relação a chatbots educacionais no ensino de computação, a concepção e implementação de um modelo de chatbot usando técnicas de gamificação para o curso “Machine Learning para Todos” integrado na plataforma “Moodle”. Assim espera-se que o resultado deste trabalho contribua para a efetividade do ensino de Inteligência Artificial na educação básica, mantendo os estudantes engajados e assim contribuindo a uma ampla popularização deste conhecimento. |