Abstract:
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Este artigo tem como objetivo principal suscitar reflexões sobre a atuação do assistente social
no âmbito da política de educação superior, com um foco especial no Departamento de
Permanência Estudantil (DPE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), local de
trabalho da autora deste artigo. Nele, serão apresentados alguns dos desafios enfrentados e
algumas reflexões da autora sobre essa temática, que são compartilhadas e discutidas
frequentemente com outros colegas que atuam na Política de Assistencia Estudantil. O artigo
aborda inicialmente a atuação profissional do assistente social, sua condição de trabalho e
algumas contradições. Posteriormente, as reflexões abordam especificamente à Assistência
Estudantil, com problemáticas gerais, que afetam outros profissionais de serviço social
atuantes na Política de Assistência Estudantil. No terceiro eixo e nos dois eixos seguintes,
aborda-se a Assistência Estudantil da UFSC, reflexões feitas com os estudantes atendidos
durante os atendimentos e algumas problemáticas. Por fim, algumas considerações finais são
necessárias. |