O papel da política de educação infantil nas tensões entre trabalho e família no Brasil

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O papel da política de educação infantil nas tensões entre trabalho e família no Brasil

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dc.contributor.author Gama, Andréa de Sousa
dc.contributor.author Rocha, Mellyne de Souza Araújo
dc.contributor.author Rocha, Paula Machado da
dc.date.accessioned 2024-12-12T13:51:22Z
dc.date.available 2024-12-12T13:51:22Z
dc.date.issued 2024-12-12
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261530
dc.description.abstract O trabalho traz discussões sobre a importância da Política de Educação Infantil no enfrentamento do conflito entre trabalho e responsabilidades familiares no Brasil. Realiza análises a partir de dados da PNAD Contínua/ 2022 referente ao acesso de crianças às creches e pré-escolas, com ênfase nas variáveis raça/cor, regiões, renda domiciliar per capita, situação conjugal e ocupação das mães. Visa explicitar as desigualdades presentes nas estruturas de apoio e cuidado às crianças pequenas na sua relação com a inserção das mulheres no mercado de trabalho e na divisão sexual do trabalho doméstico e de cuidados nas famílias. Apresenta evidências que sugerem maiores constrangimentos para as mães sem cônjuge que acumulam a provisão de renda e de cuidados, com impactos importantes sobre a renda familiar e a proteção social à infância mais pobre. Ademais, também encontramos diferenciais de raça/cor no acesso das crianças a esses equipamentos. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Política de Educação Infantil pt_BR
dc.subject Trabalho pt_BR
dc.subject Família pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.title O papel da política de educação infantil nas tensões entre trabalho e família no Brasil pt_BR
dc.type Article pt_BR


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