A questão da universidade: dos tempos da ditadura aos tempos da digitalização da educação

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A questão da universidade: dos tempos da ditadura aos tempos da digitalização da educação

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dc.contributor.author Freire, Emilio B. B.
dc.date.accessioned 2024-12-12T13:48:47Z
dc.date.available 2024-12-12T13:48:47Z
dc.date.issued 2024-12-12
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261529
dc.description.abstract No presente texto apresentamos reflexões sobre a historicidade da universidade brasileira, dando ênfase ao processo de digitalização da educação. Trata-se de resultados parciais coletados por meio de dados divulgados pelo órgão executivo da política de educação nacional do governo federal, bem como de estudos realizados sobre o tema a partir de obras de autores vinculados à perspectiva teóricometodológica a qual nos filiamos. Num primeiro momento apresentaremos reflexões sobre a dinâmica da universidade no contexto da ditadura militar, período no qual já se verifica uma inversão da porcentagem de matrículas das instituições públicas para as instituições privadas no ensino superior. Em seguida, apontamos para a aproximação de uma nova inversão entre as matrículas da modalidade de ensino presencial e aquelas do ensino a distância. Por fim, apresentamos algumas conclusões no sentido de enfatizar aspectos que continuam a desafiar a luta pela universidade pública. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Universidade pt_BR
dc.subject Privatização da Educação pt_BR
dc.subject Digitalização da Educação pt_BR
dc.title A questão da universidade: dos tempos da ditadura aos tempos da digitalização da educação pt_BR
dc.type Article pt_BR


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