Acervos museológicos nas mídias sociais: análise da mediação da informação dos acervos dos museus públicos federais brasileiros

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Acervos museológicos nas mídias sociais: análise da mediação da informação dos acervos dos museus públicos federais brasileiros

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Title: Acervos museológicos nas mídias sociais: análise da mediação da informação dos acervos dos museus públicos federais brasileiros
Author: Alcoforado, Aline Pessôa da Ascenção
Abstract: Grande parte da população brasileira acessa diariamente as mídias sociais, sendo estes espaços potenciais para os museus disseminarem a informação sobre seus acervos salvaguardados. A pesquisa tem como objetivo geral investigar a comunicação dos acervos museológicos nas mídias sociais de museus brasileiros pela perspectiva da mediação da informação. Os objetivos específicos da pesquisa são: a) Identificar nos museus públicos federais brasileiros o uso das mídias sociais para a divulgação dos seus acervos; b) Construir parâmetros para identificação de boas práticas para divulgação e mediação da informação de acervos; e c) Analisar se a divulgação dos acervos museológicos nas mídias sociais está de acordo com as boas práticas identificadas. Para alcançar os objetivos, a pesquisa é constituída de um estudo misto, quantitativo e qualitativo, com delineamento exploratório e abordagem de estudos de caso. Como resultados, a pesquisa apresenta um panorama estatístico do uso das mídias sociais na divulgação dos acervos dos museus públicos federais, uma ferramenta com parâmetros para aferir boas práticas para a mediação da informação dos acervos nas mídias sociais e a análise de 10 publicações de acervos de 10 museus no Instagram. A pesquisa constata que poucos museus realizam de forma frequente a mediação da informação de seus acervos nas mídias sociais e propõe a criação de programas voltados para a capacitação dos profissionais de museus, a fim de possibilitar a disseminação dos acervos nas mídias sociais.Abstract: A large part of the Brazilian population accesses social media daily, making it a potential tool for museums to disseminate information about their safeguarded collections. This research has the objective to investigate the communication of Brazilian museums' collections on social media from the perspective of the mediation of information. The specific objectives of the research are: a) to identify the behavior of Brazilian federal public museums regarding the use of social media to publicize their collections; b) develop best practices for communicating museum collections on social media; and c) analyze whether such dissemination is in accordance with the best practices developed. To achieve these objectives, the research consists of a mixed methods quantitative and qualitative study with an exploratory design and a case study approach. The research presents a statistical overview of the use of social media by federal public museums to circulate their collections, a tool for assessing best practices in communicating collections on social media, and the analysis of the documentation of the collections of 10 museums on Instagram. The research finds that few museums consistently mediate information about their collections on social media and proposes the creation of programs aimed at training museum professionals to facilitate more effective dissemination.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261488
Date: 2024


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