"Entre a luz e o sem-nome": traços surrealistas na poética de Hilda Hilst

DSpace Repository

A- A A+

"Entre a luz e o sem-nome": traços surrealistas na poética de Hilda Hilst

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Wolff, Jorge H.
dc.contributor.author Engel, Júnia Laíse Scheunemann
dc.date.accessioned 2024-12-06T23:26:28Z
dc.date.available 2024-12-06T23:26:28Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.other 389259
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261415
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2024.
dc.description.abstract A presente dissertação propõe uma leitura da poética de Hilda Hilst por meio de uma abordagem surrealista, com foco nos poemas produzidos entre 1986 e 1992, compilados no livro \"Do Desejo\" (2004). Com sua escrita, Hilda explora o continente humano representado pela loucura, pelo sonho e pelos estados não racionais, temas que ecoam no movimento surrealista. Ao adotar esse tipo de pensamento não lógico, mas analógico, Hilst transcende a dicotomia entre o real e o imaginário. A pesquisa está dividida em dois momentos principais: o primeiro consiste em uma análise das origens do movimento surrealista, seus objetivos e projetos, bem como sua recepção no Brasil; o segundo momento compreende uma investigação da vida e obra da poeta, destacando a relação entre algumas de suas obras e o surrealismo. À medida que o texto avança, percebe-se também a relação entre o corpo e a persistência do desejo como fundamentos da criação poética e da própria vida da autora.
dc.description.abstract Abstract: This dissertation proposes reading Hilda Hilst's poetics through a surrealist approach, focusing on poems produced between 1986 and 1992, compiled in the book \"Do Desejo\" (2004). Hilda?s writing explores the human continent represented by madness, dreams, and non-rational states, themes that echo the surrealist movement. By adopting this non-logical, but analogical thinking, she seeks to transcend the dichotomy between the real and the imaginary. This research is divided into two main moments: the first consists of an analysis of the origins of the surrealist movement, its objectives, and projects, as well as its reception in Brazil; the second moment comprises an investigation of the life and work of Hilda Hilst, highlighting the relationship between some of her works and surrealism. As the text progresses, one also notices the relationship between the body and the persistence of desire as the foundations of poetic creation and the author's life. en
dc.format.extent 121 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Literatura
dc.subject.classification Poesia brasileira
dc.subject.classification Surrealismo (Literatura)
dc.title "Entre a luz e o sem-nome": traços surrealistas na poética de Hilda Hilst
dc.type Dissertação (Mestrado)


Files in this item

Files Size Format View
PLIT0964-D.pdf 3.146Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar