Su voz son muchas voces: uma análise sobre a obra Sistema Nervioso, de Lina Meruane

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Title: Su voz son muchas voces: uma análise sobre a obra Sistema Nervioso, de Lina Meruane
Author: Estácio, Luísa Nunes
Abstract: Este estudo investiga a obra \"Sistema Nervioso\" (2018), de Lina Meruane, centrando-se na questão de como a obra convoca, a partir de elementos reais em sua ficção, uma responsabilidade em relação à memória traumática. Considerando que a memória traumática se manifesta no presente por meio de retornos que irrompem do passado, argumentamos que a obra é um artefato carregado de sintomas, funcionando tanto como um meio individual quanto coletivo para reflexão literária. As bases teóricas deste trabalho fundamentam-se principalmente nas contribuições de Walter Benjamin, Diana Taylor e Márcio Seligmann-Silva, explorando conceitos psicanalíticos como trauma, Real, repetição e luto infinito. No primeiro capítulo, examinaremos o contexto do mal-estar presente na obra, que entrelaça presente e passado para analisar as relações da obra com a memória traumática deixada pelos períodos ditatoriais do Chile. A repetição emerge como uma forma de retorno do Real da experiência traumática, contudo, questionamos como outras formas podem dar voz aos não-ditos e ao mal-estar. O segundo capítulo abordará as estratégias das vanguardas artísticas para expor e evidenciar, através de seus trabalhos, outras facetas da realidade. Anos depois, escritores contemporâneos continuam a se preocupar com a memória e a interpretação desse período, buscando conformar uma escrita que acomode uma pluralidade de vozes em suas obras. No terceiro capítulo, analisaremos a obra a partir das relações dos personagens de Sistema Nervioso com o luto trágico e as possibilidades, ou limitações, do processo de luto.Abstract : This study investigates Lina Meruane's work Sistema Nervioso (2018), focusing on how the work summons, from real elements in its fiction, a responsibility towards traumatic memory. Considering that traumatic memory manifests in the present through returns erupting from the past, we argue that the work is an artifact laden with symptoms, functioning both as an individual and collective medium for literary reflection. The theoretical foundations of this study are primarily grounded in the contributions of Walter Benjamin, Diana Taylor, and Márcio Seligmann-Silva, exploring psychoanalytic concepts such as trauma, the Real, repetition, and infinite mourning. In the first chapter, we will examine the context of unease present in the work, intertwining present and past to analyze the work's relations with the traumatic memory left by Chile's dictatorial periods. Repetition emerges as a form of return of the Real from traumatic experience; however, we question how other forms can give voice to the unsaid and to unease. The second chapter will address the strategies of artistic vanguards to expose and highlight, through their works, other facets of reality. Years later, contemporary writers continue to be concerned with memory and interpretation of this period, seeking to shape a writing that accommodates a plurality of voices in their works. In the third chapter, we will analyze the work based on the relationships of the characters in Sistema Nervioso with tragic mourning and the possibilities or limitations of the mourning process.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261412
Date: 2024


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