Title: | O romantismo moderado no Brasil (1827-1856) |
Author: | Esteves, Gabriel |
Abstract: |
Neste trabalho, pretendi examinar o desenvolvimento, entre 1827 e 1856, de uma corrente literária a que tenho chamado já há alguns anos de \"romantismo moderado brasileiro\". Trata-se de um movimento deliberadamente conciliatório, posto entre as manifestações extremas das escolas clássica e romântica, de fundo monarquista constitucional, liberal-moderado, eclético-espiritualista, e em geral cultivado pelos homens de letras ligados às instituições de ensino e pesquisa do Segundo Reinado, como Gonçalves de Magalhães, Araújo Porto Alegre, Pereira da Silva, Joaquim Norberto e assim por diante. Minha hipótese é que essa corrente teve um papel fundamental, mas ainda malcompreendido, na configuração do campo literário oitocentista, e ajudou a definir as tendências moderadas, clássico-românticas predominantes na literatura da primeira metade do século XIX. Convencido de que uma história circunstanciada da literatura e das teorias produzidas pelos integrantes desse círculo deveria partir de uma reflexão sobre o que almejavam e entendiam eles mesmos por romantismo, busquei assumir o seu ponto de vista e deixar que falassem, tanto quanto possível, através de correspondências, prefácios, artigos de jornal, críticas dramáticas e outros textos da época, incorporando à narrativa principal uma série de estudos sobre objetos até então pouco ou nada estudados, e que abrangem tanto a esfera da literatura quanto os domínios do teatro e do jornalismo. Procurei, assim, compor um retrato da vida literária brasileira nessas três décadas, sem excluir a parcela dos fenômenos medíocres e marginais que, se não influíram diretamente sobre a literatura posterior e, portanto, ficaram de fora das grandes narrativas historiográficas, dão substancialidade e coerência ao argumento geral. Abstract: In this work, I aimed to examine the development, between 1827 and 1856, of a literary movement that I have been referring to for some years as \"Brazilian moderate romanticism\". I see it as a deliberately conciliatory movement, positioned between the extreme manifestations of the classical and romantic schools, with a monarchical constitutional, moderate-liberal, eclectic-spiritualist background, and generally cultivated by men of letters connected to the educational and research institutions of the Second Reign, such as Gonçalves de Magalhães, Araújo Porto Alegre, Pereira da Silva, Joaquim Norberto, and so on. My hypothesis is that this movement played a fundamental, yet still misunderstood, role in shaping the nineteenth-century literary field and helped define the moderate, classical-romantic trends prevalent in the literature of the first half of the nineteenth century. Convinced that a detailed history of the literature and theories produced by members of this circle should begin with a reflection on what they themselves aimed for and understood as romanticism, I sought to assume their perspective and let them speak as much as possible through correspondence, prefaces, newspaper articles, dramatic critiques and other texts published at the time. I incorporated into the main narrative a series of studies on objects that had been little or not studied until now, spanning both the literary sphere and the domains of theater and journalism. Thus, I attempted to compose a portrait of Brazilian literary life in these three decades, without excluding the portion of mediocre and marginal phenomena that, even if they did not directly influence later literature and therefore were left out of the major historiographical narratives, add substance and coherence to the overall argument. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261334 |
Date: | 2024 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PLIT0957-T.pdf | 6.648Mb |
View/ |