Abstract:
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Motivado especialmente pelos índices relacionados ao baixo ingresso, permanência e conclusão, que não só se apresentam no Ceunes/Ufes, mas no Ensino Superior do Brasil, especialmente após período de pandemia e resultado da deterioração do orçamento aplicado e desinteresse em investimentos e políticas públicas direcionadas à Educação Superior, este artigo analisa as ações e possíveis impactos iniciais do primeiro ano de execução do projeto intitulado “Ações de Promoção ao Ingresso, à Permanência e à Conclusão nos cursos de graduação do Centro Universitário Norte do Espírito Santo”, parte do Programa Institucional de Apoio Acadêmico da Universidade Federal do Espírito Santo - PIAA/Ufes. Fazendo-se uso de variados recursos metodológicos, como visitas às escolas de Educação Básica e promoção de rodas de conversa com os universitários, o projeto, além das ações propostas, apresenta reflexões e análises de temas e índices que permearam os processos de promoção ao ingresso, a permanência e a conclusão nos cursos de graduação do Centro Universitário do Norte do ES-Ceunes. As ações ocorreram em espaços internos e externos à Universidade. Resultados iniciais positivos reforçam a relevância e manutenção contínua de iniciativas que impactam a vida acadêmica dos estudantes no ensino superior. |