Abstract:
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Teletrabalho vem sendo abordado como uma modalidade de trabalho capaz de reduzir custos, aumentar a produtividade, contribuir com o meio ambiente, além de conferir melhor qualidade de vida. Neste entorno, impulsionado pela necessidade de adesão ao trabalho remoto no contexto pandêmico, o Governo Federal lançou o Programa de Gestão e Desempenho (PGD) que possibilitou a realização do teletrabalho em organizações públicas ligadas ao SIPEC. Diante disso, este artigo objetiva analisar a modalidade de teletrabalho adotada por uma Universidade, investigando-se a qualidade de vida, dos servidores, a partir da adesão a essa modalidade de trabalho. A pesquisa é qualitativa, e teve como sujeitos servidores que atuam na Instituição. A coleta de dados envolveu a aplicação de questionários. A análise de dados foi pautada pela estatística descritiva básica e as questões dissertativas à luz da análise de conteúdo. Os resultados preliminares indicam que o teletrabalho tem contribuído para a gestão do tempo dos servidores, permitindo que tenham a possibilidade de realizar atividades que priorizam como atividade física, lazer, e cuidar da própria saúde e bem-estar. Constata-se uma importante melhoria na qualidade de vida dos servidores a partir da adesão ao teletrabalho. |