Abstract:
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O processo seletivo é uma etapa fundamental em qualquer tipo de organização, uma vez que resulta na escolha de um novo profissional para fazer parte do seu quadro funcional. No caso das IES públicas, a escolha de um docente possui importância ainda maior, porque o selecionado trabalhará diretamente com o público alvo das mesmas. Considerando a existência de diversas IES na América Latina, este estudo tem como objetivo analisar as principais estapas de seleção de docentes adotadas pelas IES do Brasil, Argentina e Uruguai visando encontrar possíveis similaridades e diferenças entre elas. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo, descritivo, aplicado e multi-caso, onde, por meio predominantemente baseado em análise documental, triangulou-se as principais práticas adotadas por três IES dos países mencionados. Como resultados obtidos, verificou-se similaridades nos normativos, estilos de ações avaliativas para seleção de docentes efetivos e etapas utilizadas tais como análise curricular e provas. Como diferenças entre as formas empregadas para tipos distintos de docentes, quantidade de etapas seletivas, periodicidade e estilos de avaliação para docentes temporários. |