Abstract:
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Este estudo teve como objetivo identificar as contribuições dos stakeholders para a governança universitária, segundo a percepção dos gestores. A partir de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas junto a 18 gestores dos níveis estratégico e tático de uma Universidade Federal localizada na Amazônia Ocidental Brasileira, cuja escolha se justifica pelo potencial de influência e decisão sobre as práticas de governança da instituição, os quais responderam à questão-chave norteadora das entrevistas: “Na sua percepção, os stakeholders são capazes de contribuir com a governança da UNIR? De que forma?”. Embora para a primeira parte da questão os resultados mostrem consenso entre os gestores, para a segunda revelam variadas formas de contribuição dos stakeholders para a governança da Universidade, as quais foram organizadas em oito categorias: Aprimoramento da Gestão, Atendimento de Demandas, Avaliação da Gestão, Comunicação, Cumprimento da Função, Experiência, Influência e Participação nos Conselhos Superiores. Dessas, duas se destacam na percepção dos gestores: o “Cumprimento da Função” e a “Participação nos Conselhos Superiores”, cujo pressuposto é que cada uma das partes interessadas exerce o seu papel na governança, seja na entrega dos resultados efetivos de sua atividade (stakeholders internos) ou na representação de seu grupo/categoria (stakeholders internos e externos) como integrante dos conselhos superiores. |