dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Boeira, Sérgio Luis |
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dc.contributor.author |
Tristão, Lourenço Kawakami |
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dc.date.accessioned |
2024-11-28T23:41:03Z |
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dc.date.available |
2024-11-28T23:41:03Z |
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dc.date.issued |
2024 |
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dc.identifier.other |
388867 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261227 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2024. |
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dc.description.abstract |
Essa tese possui como objetivo geral compreender como o produtivismo acadêmico afeta os fazeres científicos, os inter-relacionamentos pessoais e institucionais, a partir das representações sociais de estudantes de pós-graduação, com ênfase em doutorandos. Trata-se de uma abordagem qualitativa, que tem como bases teórico-epistemológicas: o paradigma da complexidade, a teoria das representações sociais, e teorias sobre a racionalidade e modelos de seres humanos. A pesquisa visa compreender os fenômenos sociais a partir de uma relação dialógica entre indivíduos-sociedade, adotando uma postura bricoleur. O produtivismo acadêmico, objeto da pesquisa, é entendido como um fenômeno que tem início a partir da Segunda Guerra Mundial, e que se intensifica com a globalização, quando o conhecimento acadêmico-científico começa a ser percebido como um diferencial competitivo entre nações. O aumento de recursos destinados para a educação pelos governos nacionais e pela iniciativa privada veio acompanhado do desejo de estabelecer parâmetros para orientar o investimento em ciência. Visando suprir essa demanda, começam a popularizar-se os indicadores de produtividade científica, rapidamente assimilados por grandes editoras internacionais, tornando-se um negócio bilionário. No Brasil, a Capes, principal entidade avaliadora dos cursos de programas de pós-graduação, de periódicos, e responsável pelo controle da destinação de grande parte do financiamento da educação superior, passa a adotar gradativamente indicadores de produtividade científica que são amplamente utilizados para avaliar universidades, programas, professores e estudantes. O ideal meritocrático subjacente a essas políticas potencializa a competitividade no ambiente acadêmico. As pressões sobre programas e professores são gradualmente transpostas para os estudantes, que passam a ser percebidos como mão de obra qualificada no processo industrial de produção de artigos que tem se instaurado na academia. Nesse contexto, os estudantes de pós-graduação são sujeitos de especial interesse para compreender o fenômeno, pois sofrem as consequências da precarização da educação; e, como futuros professores, assimilam os valores do produtivismo, retroalimentando esse ciclo vicioso. Para construir as representações sociais do grupo, foram conduzidas 18 (dezoito) entrevistas semiestrutruadas, e 2 (dois) grupos focais, com estudantes de pós-graduação, especialmente doutorandos, e de diversas áreas do conhecimento, predominantemente da administração. As representações sociais foram construídas em diálogo com as bases teórico-epistemológicas que embasam a visão acadêmico-científica do autor, e com uma extensa revisão integrativa de literatura sobre a temática específica do produtivismo acadêmico. Como resultado apresentamos 7 (sete) representações sociais sobre o produtivismo, que nos ajudam a compreender a problemática do ponto de vista dos estudantes: o papel da academia; a carreira docente; as avaliações da Capes; os periódicos; as dinâmicas institucionais: programas de pós-graduação; as dinâmicas institucionais: inter-relacionamentos; e, o termo ?produtivismo acadêmico?. |
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dc.description.abstract |
Abstract: This thesis aims to understand how publish or perish affects scientific endeavors, personal and institutional interrelationships, based on the social representations of graduate students, with an emphasis on doctoral candidates. It is a qualitative approach, grounded in the epistemological-theoretical bases of representations theory and complexity paradigm, and theories about rationality and human models. The research seeks to comprehend social phenomena through a dialogical relationship between individuals and society, adopting a bricoleur stance. Publish or perish, the object of the research, is understood as a phenomenon that began after World War II and intensified with globalization, when academic-scientific knowledge began to be perceived as a competitive advantage among nations. The increase in resources allocated to education by national governments and the private sector came with the desire to establish parameters to guide investment in science. In response to this demand, indicators of scientific productivity began to popularize, quickly being assimilated by major international publishers, becoming a billion-dollar business. In Brazil, CAPES, the main evaluator of postgraduate programs courses and responsible for controlling a significant portion of higher education funding, gradually adopts indicators of scientific productivity that are widely used to assess universities, programs, professors, and students. The meritocratic ideal associated within these policies enhances competitiveness in the academic environment. Pressures on programs and professors are gradually transferred to students, who are perceived as qualified labor in the industrial process of article production established in academia. In this context, graduate students are subjects of special interest to understand the phenomenon, as they suffer the consequences of education's precariousness; and, as future professors, they assimilate the values of productivity, feeding back into this vicious cycle. To construct the social representations of the group, 18 semi-structured interviews and 2 focus groups were conducted with graduate students, especially doctoral candidates, from various fields of knowledge, predominantly in management area. Social representations were constructed in dialogue with the theoretical-epistemological bases that underpin the author's academic-scientific view, and with an extensive integrative literature review on the specific theme of publish or perish. As a result, we present 7 social representations of publish or perish, which help us understand the problem from the students' perspective: the role of academia; the teaching career; CAPES evaluations; journals; institutional dynamics: postgraduate programs; institutional dynamics: interrelationships; and the term \"publish or perish\". |
en |
dc.format.extent |
500 p.| il., gráfs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Administração |
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dc.subject.classification |
Produção científica |
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dc.subject.classification |
Estudantes de pós-graduação |
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dc.subject.classification |
Universidades e faculdades |
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dc.subject.classification |
Representações sociais |
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dc.subject.classification |
Racionalidade |
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dc.subject.classification |
Complexidade (Filosofia) |
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dc.subject.classification |
Ensino superior |
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dc.subject.classification |
Meritocracia |
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dc.title |
Produtivismo acadêmico, mercado editorial e dilemas das universidades em um contexto de crise paradigmática |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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