APRIMORAMENTO DA USABILIDADE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA: PRÁTICAS CENTRADAS NO SER HUMANO

DSpace Repository

A- A A+

APRIMORAMENTO DA USABILIDADE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA: PRÁTICAS CENTRADAS NO SER HUMANO

Show full item record

Title: APRIMORAMENTO DA USABILIDADE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA: PRÁTICAS CENTRADAS NO SER HUMANO
Author: FEIDEN, BRUNA JAIME; MACHADO, ALESSANDRA MENEZES DA LUZ; FRANCISCO, THIAGO HENRIQUE ALMINO
Abstract: Este artigo analisa a importância e o papel da Comissão Própria de Avaliação (CPA) nas Instituições de Ensino Superior (IES), destacando sua contribuição para a qualidade educacional por meio da integração de avaliações qualitativas e quantitativas. Explora a formação e o funcionamento das CPAs, a relevância da autoavaliação no contexto do SINAES, e as dimensões avaliativas que orientam suas atividades. A metodologia adotada considera abordagens qualitativas e quantitativas para uma avaliação mais humanizada e integrada da realidade institucional. Os resultados demonstram que as CPAs são essenciais para monitorar e avaliar o funcionamento das IES, promovendo melhorias contínuas através de um processo avaliativo diversificado e amplo. Conclui-se que as CPAs desempenham um papel importante na construção de uma comunidade acadêmica comprometida com a melhoria contínua da educação superior, necessitando de um comprometimento genuíno dos membros e uma abordagem metodológica que reconheça a pluralidade e diversidade da comunidade acadêmica.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261205
Date: 2024-10-05


Files in this item

Files Size Format View
2024095.pdf 889.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar