Abstract:
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O objetivo deste estudo é analisar as práticas inovadoras adotadas na gestão de Instituições de Educação Superior (IES). Trata-se de um estudo de caso, analisado à luz do referencial teórico sobre as teorias de inovação, tipos de inovações: disruptivas ou incrementais e formas de ocorrência (SCHUMPETER, 1942; TIDD E BESSAN, 2007; O’SULLIVAN E DOOLEY, 2009; MOORMAN E MINER, 1998 e CUNHA, 2002). A coleta de dados foi feita por meio de análise documental e entrevistas semiestruturadas realizadas com os gestores de uma Instituição de Educação Superior. A análise de dados foi feita com a utilização da técnica da análise conteúdo de Bardin (2004), a análise dos dados revelou que o tipo mais costumeiro de inovação nesse tipo de ambiente são as inovações incrementais ou processuais. Como considerações finais tem-se que a forma mais comum de ocorrência de inovação percebida foi através de ações emergentes e que as inovações são muito aspiradas e valorizadas pelos gestores, sendo consideradas sinônimo de sucesso no desempenho da gestão destas IES. |