Abstract:
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O estudo apresenta como objetivo geral lucidar sobre o empreendedorismo nas universidades brasileiras por meio de um estudo multicasos. A prática metodológica abarcou a realização de pesquisa bibliográfica, explicativa, com perspectiva mista. Também foi realizado um estudo multicasos, com base em bases de dados como o Google Acadêmico e o Portal de Periódicos da CAPES. Nos 3 casos selecionados, em 2 deles percebeu-se um enfoque mais voltado para a aferição do desempenho das universidades brasileiras com relação a situações como ensino, pesquisa, extensão e inovação. Houve também o foco para as práticas pedagógicas realizadas no contexto do ensino de empreendedorismo. O estudo constatou que o despertar de uma cultura empreendedora é positivo para a formação dos alunos, o fomento a ideias inovadoras, bem como a consolidação de uma interface maior das instituições de ensino superior com os governos e a indústria. Diante da relevância do empreendedorismo para a economia, enfatiza-se a necessidade do robustecimento do empreendedorismo nas universidades brasileiras, dados os benefícios que esse estado de coisas pode gerar para as partes envolvidas, em especial, o alunado e a universidade. |