Abstract:
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Este artigo analisa a relação entre os modelos de gestão de pessoas à luz da teoria de liderança e suas implicações no contexto acadêmico. O objetivo desse estudo é analisar os modelos de gestão de pessoas: uma revisão bibliográfica à luz da teoria de liderança no contexto acadêmico, com abordagem qualitativa. Após a realização da análise das teorias sobre a evolução dos modelos de gestão de pessoas à luz da teoria da liderança, fica claro que a gestão de pessoas desempenha um papel importante na eficácia e na adaptação das instituições acadêmicas. As teorias da liderança são fundamentais nesse processo, pois moldam a cultura organizacional que impacta diretamente a qualidade de ensino e da pesquisa ofertados pela instituição. As instituições de ensino enfrentam contínuos obstáculos para se adaptar e atualizar, exigindo que a liderança promova avanços significativos em todas as áreas acadêmicas. Isso requer líderes que não apenas compreendam as variantes da educação superior, mas que também sejam capazes de incentivar e promover a inspiração para a colaboração, criatividade e excelência entre professores, funcionários e alunos. Adaptar-se às demandas constantes, portanto, torna-se fundamental para que essas instituições não apenas sobrevivam, mas prosperem no ambiente educacional atual. |