Abstract:
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Este ensaio teórico endereça a questão da estratégia sob sua perspectiva prática na busca da integração entre intenção e a ação na área acadêmica. Os critérios metodológicos para este estudo basearam-se no levantamento de bibliografias e informações disponíveis, permitindo uma reflexão e análises objetivas sobre a estratégia e suas abordagens em seu contexto prático nas universidades. Nesse sentido, diante dos desafios de um cenário competitivo, a administração de instituições de ensino desenvolve iniciativas e esforços com objetivo auxiliar na elaboração de planos estratégicos, como uma forma de orientação e integração de ações, visando o cumprimento de sua missão na comunidade. Partindo desta premissa, a discussão sobre a estratégia que integra as ações de todos os níveis organizacionais, assim como a estratégia como prática, desenvolve-se a idéia que as micro ações são elementos fundamentais para o processo de formação estratégica, sendo estas ações, a própria estratégia realizada na prática. (JARZABKOWSKI, 2003; WHITTINGTON, 2006). O ensaio conclui com questões relevantes para pesquisas, cuja estratégia é o resultado da interface entre pensamento, percepção e ações realizadas, a qual mescla racionalidade e intuição como habilidades e competências fundamentais para os gestores de organizações complexas. |