Abstract:
|
Nos últimos tempos, a chamada abordagem Pikler tem atraído crescente interesse na educação infantil, especialmente para crianças de 0 a 3 anos. Desenvolvida pela médica húngara Emmi Pikler em meados do século XX, tem como fundamentos as relações ético-afetivas entre adultos e crianças, a valorização do desenvolvimento autônomo e espontâneo, o cuidado com a saúde e bem estar, destacando a ando a importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Dada a pertinência e atualidade do pensamento de E. Pikler, desenvolveu-se este estudo cujo objetivo foi a averiguar as contribuições da abordagem Pikler para a educação de bebês, no contexto da educação infantil brasileira. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, é do tipo bibliográfica, tendo como empiria documentos acadêmicos como artigos e dissertações, disponíveis no Portal de Periódicos CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os documentos foram identificados a partir do uso de descritores, passando por refinamentos de busca e seleção, resultando então, no conjunto de materiais que foram analisados e aqui apresentados. A partir deste estudo pode-se concluir a relevância da abordagem Pikler na educação infantil, especialmente no cuidado de bebês, e ressaltar a
necessidade de um contínuo aprofundamento e debate acadêmico para otimizar sua aplicação atualmente. |