Abstract:
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A presente pesquisa teve como objetivo central analisar e sistematizar a relação entre a imaginação e a imitação na brincadeira de papéis sociais, fundamentando-se nos estudos da Teoria Histórico-Cultural. Foram formulados três questionamentos centrais que permearam a investigação: como é desenvolvida a imaginação na brincadeira de papéis sociais? Qual o vínculo entre a imitação e a imaginação na situação imaginária? Qual a diferença entre imaginação e situação imaginária na perspectiva Histórico-Cultural? Metodologicamente o trabalho foi organizado a partir de duas ações metodológicas: o diálogo com alguns dos autores clássicos da Teoria Histórico-Cultural que conceituam a brincadeira de papéis sociais e a imaginação na infância, sobretudo, Leontiev (2010) e Vigotski (2008; 2014); e a revisão de artigos contemporâneos que investigaram a relação entre a imaginação e a imitação na brincadeira de papéis sociais. A síntese desse trabalho constituiu-se em três relações centrais, formuladas nas seguintes temáticas: a imaginação e a imitação atuam de modo interdependente na brincadeira de papéis sociais e ambas cumprem uma função de instrumento para a atividade de brincar da criança; a atuação docente, ou de pessoas mais experientes na brincadeira de papéis sociais, contribui para o desenvolvimento da imaginação e da imitação na atividade de brincar de cada criança; e a imaginação na brincadeira é sempre uma expressão da realidade, mesmo que isso envolva imagens distantes ou “fantásticas” |