Abstract:
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Este trabalho teve como objetivo compreender de que maneira aparece nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) defendidos no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o processo de escolarização na educação básica, de estudantes com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), e o papel dos professores em relação a esses alunos/as. Busquei com a pesquisa responder, entre outras, às seguintes perguntas: o que os TCCs do curso de Pedagogia da UFSC nos dizem sobre o papel do/a professor/a na inclusão de estudantes com espectro do Autismo na educação básica? Que subsídios o/a professor/a pode encontrar para poder favorecer a inclusão dos estudantes com Autismo? Como esses trabalhos descrevem o Autismo na escola e sobre as legislações que tratam do assunto? A pesquisa realizada neste estudo é de natureza qualitativa, com um levantamento bibliográfico chamado de “Estado do Conhecimento’’. Para o desenvolvimento da pesquisa fez-se um mapeamento dos TCCs do Curso que se encontram disponíveis no Repositório Institucional (RI). Constatei com a pesquisa que os TCCs do Curso sobre educação especial se dão de 2013 a 2023, sendo que acerca de TEA as primeiras pesquisas datam de 2016; De 55 TCCs sobre educação especial 15 abordam o TEA; Esses trabalhos têm características de organização bem parecidas; Em todos eles se menciona, várias vezes, sobre os docentes e apontam a dificuldade dos professores e da escola para compreender os sujeitos que escapam do padrão considerado normal; Alertam sobre os riscos de ações pedagógicas baseadas em diagnósticos que supostamente definirão quem é esse sujeito como se o diagnóstico fosse apresentar
alguma solução pedagógica para esse desconforto, o que pode levar a um ensino mecânico e coibir o processo de aprendizagem. |