perspectivas (in)visíveis: análise das experiências observacionais no estágio de Pedagogia em Educação Infantil

DSpace Repository

A- A A+

perspectivas (in)visíveis: análise das experiências observacionais no estágio de Pedagogia em Educação Infantil

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Agostinho, Kátia Adair
dc.contributor.author Albino, Jennifer da Cunha
dc.date.accessioned 2024-11-13T20:21:06Z
dc.date.available 2024-11-13T20:21:06Z
dc.date.issued 2024-08-14
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261074
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho de conclusão de curso (TCC) analisa as práticas de observação realizadas pelas/os estudantes de Pedagogia durante o estágio supervisionado obrigatório na Educação Infantil no curso de Pedagogia. A pesquisa, ao mapear as diferentes maneiras pelas quais a observação foi experienciada e vivida pelas/os estudantes, foca em dois objetivos específicos: compreender as contribuições da observação para práticas pedagógicas mais sensíveis e inclusivas; e identificar como as/os estudantes percebem e avaliam a importância da observação em suas práticas. A pesquisa foi conduzida através da leitura da produção da área e análise de 8 memoriais (trabalho final de conclusão do estágio), dos semestres de 2022.2 e 2023.1, permitindo uma compreensão mais aprofundada das diversas abordagens e interpretações da observação. Os dados, resultantes da análise dos memoriais foram agrupados pelas recorrências de temáticas tratadas em torno da observação: i) desafios de observar e focar o olhar, ii) a observação e o dar a conhecer às crianças, iii) a importância de observar e seguir o ciclo das ferramentas da ação pedagógica. Os mesmos indicam que a observação desempenha um papel crucial nas práticas pedagógicas e no atendimento às necessidades individuais das crianças, promovendo um ambiente educativo-pedagógico mais inclusivo e de qualidade socialmente referenciada. Além disso, a análise revelou que as/os estudantes valorizam a observação, apontando a aproximação gradual ao espaço e sujeitos, o foco e intencionalidade como desafios iniciais da observação, que foi utilizada em uma variedade de contextos, incluindo brincadeiras, atividades dirigidas e momentos de rotina, destacando sua flexibilidade e importância. O estudo contribui para a discussão sobre a importância da observação na Educação Infantil, fornecendo insights sobre como as/os futuras/os professoras/es percebem e utilizam essa prática em sua docência. Os achados indicam que a observação orienta a prática pedagógica, enriquece a compreensão dos processos educativos-pedagógicos, promovendo vivências mais significativas e ricas para as crianças; a reflexão contínua sobre as observações, assim como a partilha e colaboração entre estagiárias/os e professoras/es, é essencial para aprimorar as práticas pedagógicas e garantir um ambiente educativo, inclusivo e responsivo. Por fim, o estudo ressalta que a observação é apenas o início de um ciclo contínuo que inclui registro, planejamento, documentação e avaliação. pt_BR
dc.format.extent 60 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Observação. Educação Infantil. Estágio Supervisionado. pt_BR
dc.title perspectivas (in)visíveis: análise das experiências observacionais no estágio de Pedagogia em Educação Infantil pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
Jennifer da Cunha Albino TCC Final.docx (1).pdf 521.6Kb PDF View/Open TCC Pedagogia

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar