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Este Trabalho de Conclusão de Curso, realizado no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, no Curso de Pedagogia, tem como objetivo principal refletir sobre a medicalização na infância e suas implicações na trajetória de escolarização da criança/estudante. E como objetivos específicos: - descrever como o processo de medicalização afeta Patrick, uma criança protagonista do documentário “Que letra é essa? A história de Patrick”; e - articular o conceito de educação como prática da liberdade na sala de aula. A pesquisa se dá por meio do estudo do documentário “Que letra é essa? A história de Patrick”2 , e do diálogo com autores e categorias que sustentam uma leitura e análise crítica sobre o fenômeno da medicalização da infância. A escolha pela abordagem qualitativa se fundamenta na intenção de compreender as complexidades e nuances das questões relacionadas à medicalização da infância, e ao estigma vivenciado pelas crianças, permitindo uma análise aprofundada das experiências e percepções apresentadas. Os operadores conceituais se revelaram fundamentais para compreender a profundidade do impacto da medicalização sobre crianças/estudantes. Considerando a medicalização como uma tendência de tratar comportamentos e vivências individuais localizados em diagnósticos e terapias medicamentosas, portanto, uma forma de controle, e uma prática recorrente que ignora a complexidade da existência humana, e a educação como prática da liberdade, uma abordagem pedagógica que reconhece, respeita e valoriza a singularidade da criança/estudante, teríamos aqui uma perspectiva alternativa para se contrapor a lógica da medicalização da educação e da infância, comprometida com uma escola mais justa e de qualidade para todos e todas. |
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