“Que letra é essa? A história de patrick” uma reflexão sobre a medicalização na infância.

DSpace Repository

A- A A+

“Que letra é essa? A história de patrick” uma reflexão sobre a medicalização na infância.

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Vieira de Souza, Simone
dc.contributor.author Carvalho da Rosa, Darlene
dc.date.accessioned 2024-11-13T20:16:33Z
dc.date.available 2024-11-13T20:16:33Z
dc.date.issued 2024-08-15
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261073
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia. pt_BR
dc.description.abstract Este Trabalho de Conclusão de Curso, realizado no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, no Curso de Pedagogia, tem como objetivo principal refletir sobre a medicalização na infância e suas implicações na trajetória de escolarização da criança/estudante. E como objetivos específicos: - descrever como o processo de medicalização afeta Patrick, uma criança protagonista do documentário “Que letra é essa? A história de Patrick”; e - articular o conceito de educação como prática da liberdade na sala de aula. A pesquisa se dá por meio do estudo do documentário “Que letra é essa? A história de Patrick”2 , e do diálogo com autores e categorias que sustentam uma leitura e análise crítica sobre o fenômeno da medicalização da infância. A escolha pela abordagem qualitativa se fundamenta na intenção de compreender as complexidades e nuances das questões relacionadas à medicalização da infância, e ao estigma vivenciado pelas crianças, permitindo uma análise aprofundada das experiências e percepções apresentadas. Os operadores conceituais se revelaram fundamentais para compreender a profundidade do impacto da medicalização sobre crianças/estudantes. Considerando a medicalização como uma tendência de tratar comportamentos e vivências individuais localizados em diagnósticos e terapias medicamentosas, portanto, uma forma de controle, e uma prática recorrente que ignora a complexidade da existência humana, e a educação como prática da liberdade, uma abordagem pedagógica que reconhece, respeita e valoriza a singularidade da criança/estudante, teríamos aqui uma perspectiva alternativa para se contrapor a lógica da medicalização da educação e da infância, comprometida com uma escola mais justa e de qualidade para todos e todas. pt_BR
dc.format.extent 46 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Medicalização; Infância; Educação como prática da liberdade pt_BR
dc.title “Que letra é essa? A história de patrick” uma reflexão sobre a medicalização na infância. pt_BR
dc.type Animation pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_DARLENE CAR ... A_2024.1_VERSÃO FINAL..pdf 526.8Kb PDF View/Open TCC Pedagogia

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar