Abstract:
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O presente artigo tem por objetivo refletir teoricamente sobre o papel da universidade antirracista, no processo da inclusão social. É uma pesquisa bibliográfica, documental, de abordagem qualitativa. O resultado da pesquisa aponta que a construção de uma universidade antirracista é um processo contínuo, que requer o engajamento de instituições, governos e da sociedade como um todo, para então criar um ambiente acadêmico verdadeiramente inclusivo, democrático e diversificado. Potencializar uma universidade antirracista é um desafio urgente e necessário. Ao percorrer a história das universidades no mundo ocidental, os modelos que influenciaram a realidade brasileira e as ações afirmativas implementadas, fica evidenciado que a promoção da igualdade racial não é apenas uma questão de justiça social, mas também uma estratégia para enriquecer a academia e a sociedade como um todo, possibilitando um espaço plural, inclusivo, equânime e diverso. O estabelecimento de políticas antirracistas nas universidades brasileiras não é apenas uma resposta a desigualdades históricas, mas um compromisso com a construção de um futuro mais justo, diverso e inclusivo. |