Abstract:
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O objetivo deste estudo é investigar a internacionalização da educação superior, considerando especialmente o caso da educação tecnológica e a gestão da internacionalização dentro de instituições de ensino com perfil vocacional. Estudos sobre o tema da internacionalização (DE WIT, 2000; HUDZIK, 2011; KNIGHT, 2004; MOROSINI, 2017; STALLIVERI, 2017) sugerem que o desenvolvimento de políticas e ações voltadas para a internacionalização da educação favorece produção do conhecimento, a formação de recursos humanos, qualificando profissionais para a dinâmica do mercado nacional e internacional. A pesquisa teve caráter qualitativo e a coleta de dados foi feita por meio da análise dos Planos de Desenvolvimento Institucionais de quatro Institutos Federais de Educação Tecnológica no estado de Minas Gerais-Brasil, na intenção de compreender como a área da internacionalização era abordada nesses documentos de gestão estratégica. Como resultado, observou-se que as IES tecnológicas absorveram ações de internacionalização no escopo institucional, entretanto enfrentam desafios para manutenção e implementação dessas políticas. |