Abstract:
|
O trabalho fornece sugestões para melhorar a comunicação entre universidades e empresas, focado na Universidade do Futuro. Classificada como uma pesquisa aplicada e descritiva, utiliza uma abordagem qualitativa de estudo de caso. Inicialmente, foi realizada uma revisão de 23 artigos relevantes nas bases Science Direct, Web Of Science, Google Acadêmico e Scielo, com os temas “university of the future” e “university and company”. Os resultados, a partir da ajuda da GenIA, destacaram a importância da colaboração universidade-empresa para o progresso acadêmico, econômico e social através de uma comunicação eficiente. Posteriormente, foi realizada uma enquete com servidores de uma Universidade Federal com setores que possuem relação direta com empresas, gestores de projetos e fundações de apoio, obtendo 8 respostas das 30 possíveis. Com base nesses resultados, foram formuladas duas hipóteses e exploradas com especialistas externos em um evento local, abordando percepções de distanciamento da universidade em relação ao mercado e propondo ações para melhorar a comunicação e superar desafios como estruturas inadequadas, burocracia e falta de acompanhamento. |