Abstract:
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Neste estudo, objetivamos construir a rede social das comunidades científicas dedicadas ao estudo sobre a formação de doutores na América Latina e analisar as preocupações emergentes sobre a temática. Como estratégia metodológica, utilizamos a análise bibliométrica da literatura publicada na Web of Science até o ano de 2023, localizando 188 artigos para análise. Na sequência, os dados foram exportados para o RStudio com a extensão do pacote Bibliometrix R, que abrange um conjunto de ferramentas que permitem a cartografia da produção científica. Os resultados apontam que os estudos sobre a temática vêm crescendo, especialmente a partir da criação, em 2015, de um novo índice na Web of Science, o ESCI. No entanto, ainda estão muito vinculados a rede de pesquisadores locais, sendo Brasil, México e Colômbia os países que concentram o maior número de publicações. A análise também revela a maior integração e colaboração em publicações entre os países latino-americanos de língua espanhola e, no caso do Brasil, com Portugal e Estados Unidos. Como preocupações emergentes, destaca-se a questão do capital linguístico e a hegemonia do inglês no contexto da pós-graduação e a formação de doutores voltada à pesquisa e seus resultados. |