Abstract:
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O cenário da Educação Superior no Brasil está em constante transformação. Tais mudanças são decorrentes da contingência que a sociedade perpassa que são impactadas pelas mudanças sociais, culturais, tecnológicas e entre outros. Além desses impactos existem critérios legais e regulatórios da modalidade. Atualmente, o país possui em sua maioria Instituições de Ensino Superior (IES) de segmento privado. O crescimento acelerado desse segmento, caracterizado pela alta competitividade, leva a uma preocupação que é a gestão estratégica nas IES, bem como o gerenciamento dos atores envolvidos nos processos educacionais. Pois, a má alocação do recurso docente pode ocasionar custos desnecessários e impactos negativos na formação do estudante. Neste contexto, o objetivo deste estudo é mapear como ocorre o processo da gestão estratégica nas IES, aplicando o planejamento na área acadêmica como ação estratégica. O crescimento acelerado pode impactar na qualidade da prestação de serviços educacionais, bem como na alocação dos recursos humanos nas instituições. A metodologia utilizada neste trabalho foi a de levantamento bibliográfico, que permitiu uma análise profunda na legislação. Conclui-se que o campo educacional necessita de planejamento adequado para a alocação dos recursos humanos, tendo um recorte mais especificadamente para o corpo docente. Assim, a proposta foi a implantação do Planejamento e Controle de Pessoal, ferramenta de gestão estratégica que pode ser utilizada como um indicador de qualidade para alocar os diversos agentes educativos |