Abstract:
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Esta pesquisa teve como objetivo analisar a interação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) com o município de Seropédica, nas áreas relacionadas ao desenvolvimento social, econômico e ambiental, às contribuições do ensino e aprendizagem para o mercado de trabalho e a utilização da pesquisa para soluções concretas no entorno. Seropédica é um município do estado do Rio de Janeiro, Brasil, que apresenta problemas econômicos, ambientais, sociais e culturais crônicos que contribuem para que Seropédica tenha a expectativa de vida abaixo da média nacional e tenha um elevado número de moradores em situação de pobreza e extrema pobreza. Na revisão da literatura o foco é a Universidade Cívica, que busca investigar tipo engajamento, que conecta Ensino e Pesquisa e constrói ações que transformam realidades por meio da prestação de serviços locais. Este é um estudo de caso, que realiza um mergulho em uma realidade específica. Para tanto, utilizou como instrumentos de coleta de dados análise documental e entevistas Centradas no Problema. Os principais resultados indicam que a interlocução com o poder público ainda carece de maior institucionalização, ficando dependente disposição dos eleitos para cargos eletivos nos dois lados da parceria: na universidade e no munícipio. |