Abstract:
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Objetivo: A presente pesquisa surgiu no interesse de descobrir como está o panorama das produções científicas acerca da temática “Educação Aberta na Educação Superior”. Metodologia: A bibliometria foi utilizada como método de análise, visando identificar relações, influências e tendências da área a partir da aplicação dos indicadores bibliométricos de produção e citação. A pesquisa é caracterizada como quali-quantitativa, exploratória e descritiva. Foi realizada uma busca sistematizada na base Web of Science, em seu Core Collection, utilizando o filtro “types documents” que definiram os artigos. O corpus da análise é de 319 artigos. Utilizou-se o software Excel para tratamento dos dados e Vosviewer para a análise bibliométrica. Resultados: Compreende-se que a temática educação aberta no ensino superior é um tema que vem ganhando destaque ao longo dos anos. Daniel Burgos é o autor com a maior produção científica e o mais citado. A origem das publicações é variada, advém da Europa, Ásia, África e América Latina. O destaque da análise está no artigo da autora Catherine Cronin, intitulado “Openness and praxis: exploring the use of open educational practices in higher education”, com 154 citações recebidas. Conclusões: Recomenda-se aprofundar os estudos no domínio da educação aberta no ensino superior. |