Abstract:
|
Desde 2001, o governo federal estabeleceu a obrigatoriedade do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), como exigência para a avaliação das instituições de Ensino Superior. Atualmente, os estudos (SEGENREICH, 2005; MURIEL, 2006; BERTANHA, 2010), vem mostrando a presença do PDI nas instituições de Ensino Superior não só a título de regulação, mas como subsidio propulsor de seu desenvolvimento. Nesse contexto, este trabalho objetivou-se analisar a concepção de Plano de Desenvolvimento Institucional a partir dos profissionais envolvidos no seu processo de elaboração. Para o alcance do objetivo, foi realizado um Estudo de Caso, tendo como lócus uma Instituição de Ensino Superior (Centro Universitário), localizada no interior do estado de São Paulo, de caráter confessional, de direito privado, na forma de associação e filantrópica. Participaram deste estudo 14 profissionais, que responderam a um questionário, que foi analisado a partir de uma abordagem qualitativa. Todo o processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional foi peça chave para a mudança de concepção da maioria dos participantes. A partir dos resultados levantados, as concepções retratam o PDI como documento sistêmico e de identidade institucional, visando seu desenvolvimento administrativo, pedagógico, acadêmico e financeiro. |