A PRÁTICA PEDAGÓGICA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA DE DEMOCRATIZAÇÃO DO FAZER PEDAGÓGICO

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A PRÁTICA PEDAGÓGICA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA DE DEMOCRATIZAÇÃO DO FAZER PEDAGÓGICO

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pandini, Carmen Maria Cipriane
dc.contributor.author Unglaub, Tânia Regina Da Rocha
dc.date.accessioned 2012-09-19T20:00:12Z
dc.date.available 2012-09-19T20:00:12Z
dc.date.issued 2011-12-09
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26036
dc.description.abstract Ao apresentar a abordagem integradora e interdisciplinar da prática pedagógica do Curso de Pedagogia a Distância da UDESC, busca-se dar visibilidade à sua contribuição ao processo de democratização do fazer pedagógico, atendendo parte do compromisso social que a universidade tem para com a sociedade. A reflexão deste estudo centra-se na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado de Ensino do Centro de Educação a Distância, que hoje possui o apoio da Universidade Aberta do Brasil, Programa do Ministério da Educação e Cultura e da CAPES (UAB/MEC). Mediada pelas tecnologias digitais e concepção históricocultural, os procedimentos operacionais do Estágio curricular e da Prática como Componente Curricular interagem com disciplinas de conteúdos e metodologias, buscando democratizar o aprendizado e construindo uma prática pedagógica reflexiva, articulando teoria a prática. Esta proposta tem contribuído para a formação de professores na perspectiva inclusiva, democrática e emancipatória de formação e profissionalização do docente. Nesse contexto, é apresentada a experiência vivenciada por um aluno cego, que desenvolveu o estágio curricular em um espaço educativo hospitalar. A cegueira física não foi impedimento para construir seus saberes pedagógicos no processo de profissionalização e identidade docente. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher INPEAU pt_BR
dc.title A PRÁTICA PEDAGÓGICA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA DE DEMOCRATIZAÇÃO DO FAZER PEDAGÓGICO pt_BR
dc.type Article pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
3.22.pdf 118.3Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar