O SISTEMA DE HIPERMÍDIAS ADAPTATIVAS E AS FERRAMENTAS DA WEB 2.0: CONSTRUINDO UMA NOVA DIREÇÃO PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

DSpace Repository

A- A A+

O SISTEMA DE HIPERMÍDIAS ADAPTATIVAS E AS FERRAMENTAS DA WEB 2.0: CONSTRUINDO UMA NOVA DIREÇÃO PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Show full item record

Title: O SISTEMA DE HIPERMÍDIAS ADAPTATIVAS E AS FERRAMENTAS DA WEB 2.0: CONSTRUINDO UMA NOVA DIREÇÃO PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Author: Flores, Juan Carlos Coto; Moreira, Bruno César De Melo; Safanelli, Arcangelo; Cortez, Rodrigo Claudino; Klaes, Luiz Salgado
Abstract: A Educação a Distância (EaD) encontra-se em um processo contínuo de evolução, principalmente no que diz respeito à tecnologia e aos meios de interação disponíveis. Entretanto, mesmo com todo o avanço obtido até então, grande parte dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) existentes são utilizados apenas como repositório de textos e materiais pelos alunos. Diante disto, faz-se necessário, para maximizar os ganhos no processo de ensino e aprendizagem, adequar estas mídias a um funcionamento mais interativo, que possibilite maiores trocas de conhecimento entre os estudantes e os atores do processo educativo. Isto torna-se possível através da criação de AVAs pautados na abordagem dos Sistemas de Hipermídias Adaptativas (SHAs). Neste cenário, o presente trabalho objetiva discutir de que forma os SHAs e as novas ferramentas de aprendizagem dispostas pela web 2.0 podem contribuir para a troca de conhecimentos entre os alunos e os atores do processo educativo. Dessa maneira, foi possível evidenciar que os SHAs têm a capacidade de projetar um espaço de aprendizagem personalizado, de maneira que se promova a adaptação dos conteúdos e recursos de hipermídia de acordo com a necessidade de cada aluno, além de oferecer um ambiente mais interativo de troca e compartilhamento de informações.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26035
Date: 2011-12-09


Files in this item

Files Size Format View
3.21.pdf 93.91Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar