Abstract:
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O presente trabalho tem por objetivo conhecer a percepção, no que se refere à Educação Superior e a Educação a Distância (EaD), dos tutores, que atuam na modalidade a distância em uma Instituição Privada de Educação Superior. São levantados também os dados referentes, a sua formação, área e origem da instituição que nas quais se formaram e ainda, investiga qual o papel que desempenham e reconhecem no sistema que estão inseridos. A hipótese do trabalho é que características de formação acadêmica dos tutores a distância que exercem as atividades na Educação Superior são insuficientes como suporte pedagógico ao trabalho com as ferramentas tecnológicas atuais presentes na EaD. A pesquisa teve caráter de uma investigação qualitativa, com coleta de dados dos currículos lattes e entrevistas possibilitando o tratamento estatístico dos mesmos. Os resultados obtidos demonstram que os tutores, de modo geral, tem uma visão distorcida e preconceituosa sobre a Ead. Destaca-se também a nítida diferenciação nos conceitos de Educação e EaD entre os tutores com formação na área de educação e de exatas. O enfoque do primeiro está atrelado ao conceito de educação e o segundo ao mercado de trabalho e a qualificação profissional. Obtivemos como resultado positivo a demonstração que a ausência de ferramentas virtuais ao longo da graduação ou pós graduação, não inviabilizam o trabalho nesta modalidade de ensino. |