A brincadeira livre também se aprende! Reflexões sobre a mediação docente na Educação Infantil

DSpace Repository

A- A A+

A brincadeira livre também se aprende! Reflexões sobre a mediação docente na Educação Infantil

Show simple item record

dc.contributor.advisor Indefinido
dc.contributor.author Prestes, Andressa Marques
dc.date.accessioned 2024-10-04T02:01:35Z
dc.date.available 2024-10-04T02:01:35Z
dc.date.issued 2024-10-03
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/260077
dc.description.abstract O presente estudo teve como objetivo central compreender como a mediação docente pode potencializar o brincar livre das crianças na Educação Infantil, buscando contribuir para caracterizar o conceito de brincar livre. Tendo como base estudos bibliográficos, pautados em autores que abordam o tema “brincadeira” e o “brincar livre”, bem como defendem uma concepção de educação e de criança como sujeito. Estão entre eles: Vigotski (2008), Leontiev (2010), Paulo Freire (1996) e Madalena Freire (1996). Discute-se como as ações de ensino podem indicar mediações docentes necessárias em relação à participação das crianças no brincar livre, respeitando e desenvolvendo a autonomia das crianças. Além desse diálogo teórico, destaca-se como uma ação metodológica a elaboração de “cenas”, construídas com base em situações empíricas vividas pela autora, que mostram relações cotidianas sobre como o brincar livre aparece nas instituições de educação infantil. Embora o brincar livre possua normas e desafios internos e externos ao ambiente, a criança possui autonomia, agindo como um sujeito voluntário de suas escolhas, em que a mediação do(a) professor(a) é fundamental para garantir a inclusão de todas as crianças e o pleno aproveitamento pedagógico do momento da brincadeira, pois muitas vezes o brincar livre pode ser compreendido como potência ou abandono. Defende-se que a mediação docente é importante para o brincar livre, assim como em qualquer outra atividade desenvolvida pelas crianças, garantindo o enriquecimento no que a criança está fazendo. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Palavras-chave: brincar livre, mediação docente, educação infantil pt_BR
dc.title A brincadeira livre também se aprende! Reflexões sobre a mediação docente na Educação Infantil pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
formatado tcc a ... dologia 18_09.docx (2).pdf 350.1Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar