Abstract:
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Os resumos – tanto das palestras proferidas na mesas-redondas e na conferência de encerramento quanto das comunicações em grupos de trabalho (GTs) – aqui publicizados consubstanciam-se como o fio condutor das discussões empreendidas no decorrer do segundo ENCONTRO DE POLÍTICAS LINGUÍSTICAS EDUCACIONAIS (EPLE) – evento gratuito, realizado de 24 a 27 de junho de 2024, com transmissão via canal do POLITICAS no YouTube. Essa segunda edição do evento se propôs a reunir e enfocar vozes femininas do Sul Global, com a finalidade de promover debates fecundos que viabilizem a reflexão coletiva sobre as questões linguístico-discursivas e culturais que permeiam as distintas esferas da atividade humana e incidem, sobremaneira, no campo educacional. Os debates do segundo EPLE tiveram como fio condutor três eixos temáticos: i) Autoria, leitura e artes na esfera educacional; ii) Práticas educacionais colaborativas e emancipatórias; e iii) Gestão democrática e diálogos escola-comunidade. A comissão organizadora e científica foi composta por docentes e pesquisadores(as) vinculados(as) a instituições públicas brasileiras e estrangeiras, como a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), a Universidade Eduardo Mondlane (UEM | Moçambique), e o Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda (ISCED | Angola). |